“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Compras em sites internacionais - Dicas

Todos os nossos posts sobre compras são os mais visitados, então resolvi compilar uma série de artigos da Veja e fazer um guia básico sobre compras na internet em sites estrangeiros.

Acho que a primeira coisa é a SEGURANÇA do site. Para verificar se o site é seguro:
1° - verifique na barra com o endereço do site. Onde tem http deve ter https. Este "s" no endereço do site indica que ele tem um sistema de segurança. Num primeiro momento este "s" pode não aparecer, mas seno momento do pagamento não aparecer, não finaliza a operação.
2° - verifique se o site tem selos e certificações de segurança, que normalmente ficam no pé da página. Cada selo indica um tipo de segurança e programa e ainda que passa por constante auditorias. Se clicar um dos certificados é possível ver detalhes da empresa que faz a segurança e conferir a autenticidade do certificado.
3° - verifique se no começo ou final da barra de endereços tem um cadeado, ele indica que você navega em um site seguro.
4° - O site deve conter dados da loja, como links de contato, CNPJ, endereço, telefone e também tem a mesma identidade visual em todas as páginas.

Outras dicas para confiabilidade da loja é pesquisar no Google e em redes socias sobre a loja virtual (e até mesmo sobre o produto).


Agora 10 dúvidas sobre compras em sites internacionais listada pela Veja:

1. Como posso pagar minhas compras em lojas on-line estrangeiras?

As compras realizadas nas lojas on-line estrangeiras, como o site Amazon.com, devem ser pagas por meio de um cartão de crédito internacional.

2. Há algum limite para essas compras?

Não existe um limite. Contudo, é importante ressaltar que compras acima de 3.000 dólares são tributadas de forma diferenciada. Para valores inferiores, a tributação é simplificada e o consumidor paga somente um imposto (o de importação), com alíquota de 60% - livros, jornais e revistas vale lembrar, são isentos de tributação. Acima dos 3.000 dólares, começam a incidir sobre o valor da compra IPI, PIS-Cofins e imposto de importação.

3. Não recebi o meu produto. O que devo fazer?

O cliente deve procurar o serviço de atendimento ao cliente e comunicar o problema. Vale ressaltar que a assistência, nesses casos, é feita em inglês.

4. Recebi meu produto, mas ele está quebrado, com defeito ou foi trocado por engano. O que fazer?

O cliente deve procurar o serviço de atendimento ao cliente e informar o problema. Em algumas situações, o envio do produto de volta para a loja é pago pelo próprio consumidor.

5. Como cancelar a minha compra?

Grandes varejistas internacionais, como Amazon, oferecem a opção de cancelamento de compra em suas transações. Para tanto, basta procurar o serviço de atendimento ao cliente (geralmente em inglês). Caso o pedido não seja atendido, pode-se recorrer à Justiça. As leis vigentes no Brasil asseguram o cancelamento da compra e a devolução do valor pago. Contudo, cabe à Justiça do país onde está sediada a loja on-line autorizar ou não o pagamento da indenização.

6. Meu produto ficou retido na Receita Federal. Como devo proceder?

O serviço de courier (Correios, Fedex etc.) responsável pelo transporte do produto deverá informá-lo, via Sedex, sobre a chegada do item ao país. É preciso comparecer à loja indicada para retirar o produto e pagar eventuais taxas.

7. Meu produto ficou retido na Anvisa. O que fazer?

A exemplo do que ocorre quando a retenção é promovida pela Receita, o serviço responsável pelo transporte do produto comprado (Correios, Fedex etc.) deverá informá-lo. Caso o consumidor não reclame o produto no prazo de 15 dias, o item pode ser enviado de volta ao fornecedor.

8. Como pago os impostos de importação?

Os impostos são pagos ao courier (Correios, Fedex etc.) no momento da retirada do produto. Essas empresas são responsáveis por repassar os impostos à Receita Federal.

9. Posso comprar qualquer produto em uma loja internacional?

Segundo a Receita Federal, a aquisição de armas, brinquedos que se pareçam com armas, remédios ou suplementos alimentares dependem da autorização prévia do Ministério da Defesa, da Anvisa ou de outro órgão responsável pela avaliação. Cabe a eles autorizar ou não a entrada de um produto no Brasil.

10. Como avaliar a idoneidade de uma loja estrangeira?

Antes de fazer a compra, o consumidor deve buscar referências na internet sobre o estabelecimento, ler comentários de outros usuários, consultar os termos de uso e as políticas de privacidade do site.

___________________________

Outras formas de pagamento

E para aqueles que não gostam de ficar colocando o número do cartão de crédito em sites, existem outras formas de pagamento, onde você não coloca diretamento o número do seu cartão de crédito no site, como PayPal.
O PayPal é um serviço gratuito para pagamentos ou recebimentos de contas via InternetPara criar sua conta é preciso ter um cartão de crédito internacional e pagar cerca de U$1,95 dólar.
Esse valor é cobrado uma única vez ao fazer o cadastro do seu cartão de crédito. Essa transação é necessária para certificar a atividade do seu cartão de crédito internacional e receber na sua fatura o código de desbloqueio da sua conta.
Esse valor será devolvido para sua conta posteriormente.


A vantagem é exatamente o fato de não informar o número do cartão ou conta, você utiliza o número da sua conta Paypal. E utilizando o Paypal você pode efetuar compras em milhares de lojas em todo o mundo.
Outra vantagem é que você pode receber pagamentos através do PayPal, vem como crédito na sua fatura do cartão de crédito, com de segurança e privacidade.

Com estas dicas você já tem informações necessárias para pesquisar e comprar na internet. Fique sempre atento e lembre-se que a fatura chega todo mês.

E uma última observação: verifique se o site entrega no Brasil antes de finalizar a compra!

Boas compras!

__________
As informações aqui citadas são baseadas em experiência própria e nos sites abaixo.
A Giutur Turismo não se responsabiliza por compras que vieram a dar errado ou sites que burlam a segurança ou problemas de entrega ou fraudes em cartão feitas em compras feitas por consumidores quaisquer que sejam.
Nem incentivamos a compra em sites internacionais.
__________

Alguns sites de referência para as informações aqui citadas:
http://veja.abril.com.br/infograficos/compras-de-natal-pela-internet/
http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/duvidas-consumidores-compras-sites-estrangeiros.shtml
http://www.umtudo.com/paypal/

Nenhum comentário: